domingo, 19 de outubro de 2014

Como ajudar quem não quer ajuda?



TERÇA-FEIRA, 02 DE SETEMBRO DE 2014.

Relato que hoje, trabalhamos com a disciplina de Língua Portuguesa o Conteúdo de Ensino Ministrado foi UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE LEITURA: COMPORTAMENTOS SOCIAIS PRÓPRIOS DO LEITOR – RESPEITAR AS REGRAS DE CONVIVÊNCIA.

A aula foi bem proveitosa, principalmente no Laboratório de Informática onde assistimos aos vídeos: Por Gentileza Bullying não! Bullying &rlm, Conhecendo o Estatuto da Criança e do Adolescente e etc..., onde o aluno 1 foi tomado por um sentimento visivelmente atordoador que o fazia provocar empurrando a cadeira que estava à sua frente o aluno 2 sentado. Enfatizo que esses dois alunos vivem se provocando constantemente com apelidos pejorativos, e até uma dia na sala de aula na semana passada o aluno 1 aplicou um soco nas partes do abdome do aluno 2. Tanto no Laboratório de Informática com na sala de aula tenho tido o cuidado de sugerir aos alunos 1 e 2 que se sentem distantes da pessoa que sempre lhe provoca.

 Depois, de separar os dois alunos relacionados acima, 0 aluno 1 abaixou a cabeça, e principalmente na cena onde falava de Direito da Criança e Adolescente de Estudar no vídeo Conhecendo o Estatuto da Criança e do Adolescente, ele abaixou novamente a cabeça e, ficou bastante triste, pois ele mesmo já me comunicou que auxilia seu pai na corta de madeira na mata, para conseguir melhor sustento para sua família. O que nós podemos fazer para ajudar um aluno que esta no Nível Silábico sem valor sonoro, tem dose (12) anos, esta próxima o dia para completar 14 anos (em 31/12/2001) cursando o 2º ano do Ensino Fundamental, onde recebeu o livro Didático e sempre tem deixado em sua casa?

Outro caso intrigante foi o da discente 3 que depois de Assistirmos o vídeo Convivência ela sentou-se no fundo de trás do Laboratório, pois estava se sentindo intimidada pelas crianças quando, disse-lhes que deveriam abraçar seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário